Abaixo, alguns de nossos serviços disponíveis para você !
Este processo é muito usado para conhecer o sub-solo fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação.
A Sondagem SPT é utilizada em projetos de engenharia por fornecer, com precisão, a caracterização do solo, proporcionando confiabilidade no resultado da obra
É por meio dela que são determinados tipo e resistência do solo, profundidade de cada camada e presença de água no subsolo.
É um método de investigação geológico geotécnico que consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos.
É um método de investigação que conjuga a sondagem a percussão para o trecho em solo e a sondagem rotativa para o trecho em rocha.
Abaixo, um pouco sobre cada um de nossos serviços
Este processo é muito usado para conhecer o sub-solo fornecendo subsídios indispensáveis para escolher o tipo de fundação. Conheça um pouco mais sobre este teste tão importante para a Arquitetura e a Construção Civil. O projeto de fundações é uma etapa importante de qualquer construção, de todos os portes. Afinal, é sobre a fundação que repousa todo o peso da obra, e de nada adiante construir sobre uma base instável.
Também conhecida como radiografia de solo, é uma ação indispensável em qualquer tipo de obra e deve ser realizada juntamente com o estudo topográfico. É por meio dela que são determinados tipo e resistência do solo, profundidade de cada camada e presença de água no subsolo. É o primeiro trabalho a ser feito. Não é possível executar a sondagem de modo adequado sem as referências da topografia, pois os furos para análise do subsolo têm de estar locados em pontos exatos do terreno.
A Sondagem SPT (Standard Penetration Test) também conhecida como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento é um método de investigação geológico-geotécnico de solos, em que a perfuração é obtida através da percussão destes por peças de aço cortantes. É utilizada tanto para a obtenção de dados e amostras como o objetivo de determinar os tipos de solo e suas profundidades de ocorrência, índices de resistência à penetração do solo e a posição do nível do aquífero.
É a junção dos 2 serviços: Sondagem SPT + Sondagem Rotativa em um mesmo furo. Quando é utilizada ? Quando as informações (análise do solo) da sondagem SPT não foram suficientes pra projetar a fundação do terreno, é utilizado o método da sondagem rotativa, caracterizando-se assim a SONDAGEM MISTA. Exemplo: Na perfuração do solo, durante uma sondagem SPT, é encontrado algum tipo de obstáculo (matacão ou rocha) tornando-se então inviável a continuação do serviço, entrando em ação a sondagem rotativa, onde iremos caracterizar melhor os parâmetros do solo e das rochas ao longo da profundidade do furo, sem recorrer ao método de lavagem para o avanço da perfuração. Dessa forma, seguindo-se critérios geotécnicos e geológicos de interesse do projeto, descrevemos o tipo de rocha, o grau de alteração, o grau de fraturamento, o grau de coerência, a xistosidade, a porcentagem de recuperação, o índce de qualidade da rocha - RQD (Rock Quality Designation) e as características das descontinuidades.
Sondagem rotativa é um método de investigação (do solo) motomecanizado projetado para colher amostras de materiais rochosos e/ou formato cilíndrico, através da perfuração dada por forças de penetração e rotação, possibilitando que as amostras/fragmentos sejam retirados dos níveis mais profundos do solo em estudo. Devido a sua automatização, especialização e eficiência, se tornou um dos meios mais utilizados para a qualificação de maciços rochosos. A amostra de rocha obtida é chamada de testemunho. Quando é utilizada ? Geralmente é utilizada em obras de médio à grande porte, sempre dependendo do local(região), característica já reconhecida do terreno alinhada ao que será construído futuramente. Também é utilizada quando não é possível uma avaliação do solo através da sondagem SPT, pois sabe-se que desta forma, o trabalho se tornou impenetrável.